quarta-feira, 22 de junho de 2016

Post #62 - Vazamos ou ficamos #Bremain VS #Brexit

Tempos de grandes decisões. Amanhã é um dia importante para a Europa e para o mundo. Os Ingleses decidem se querem ou não ficar na UE. O tão falado debate do Brexit. Pois bem, como já há algum tempo que não escrevia, achei que seria uma boa oportunidade.

Sou uma cidadã do mundo. Isto não é nada de mais mas, a minha curta passagem por este mundo, permitiu-me ter vivido em duas regiões do mundo consideravelmente diferentes. Para a maioria dos cidadãos europeus existem duas regiões no mundo:a Europa e o "resto do mundo". Para mim? Sair de um terreno confortável como a Europa, faz-me ter uma visão um pouco diferente. Temos algum preconceito com o resto do mundo, não vou mentir. Até o "resto do mundo" tem preconceito. Tudo o que é europeu é bom, é caro, é de qualidade. Realmente a Europa é um terreno organizado. É um "mega país" onde há regras, onde (teoricamente) há segurança, história, boas experiências. Nós que moramos em terras europeias sabemos que não é bem assim, mas gostamos de nos sentir na superioridade que nos é dada. É confortante e aumenta-nos a autoestima, fazer o quê? Mas  Europa é extensa e cheia de contrastes. Qualquer europeu com o mínimo de bom senso chega a essa conclusão. Ainda há um caminho longo para chegar num terreno mais igual para todos.

Eu que moro atualmente fora digo sim, sem pretensões, que outros países e alianças têm muito a aprender com a Europa. Mas não nego também que a Europa tem que aprender com outras nações. Esta Europa, tem que estar aberta também a deixar outras nações aprenderem. Não se podem simplesmente fechar as fronteiras ou largar a união por se ter medo de perder o emprego, porque temos vizinhos estrangeiros que calharam de nascer num outro lugar do mundo, porque queremos contribuir menos em impostos, que no final das contas nunca são direcionados exatamente para o que queremos, não é vero?
É triste e chocante ver a falta de aceitação de alguns cidadãos ingleses.

O mundo está em crise e temos vivido momentos da história bem delicados. Embora não seja uma especialista em antropologia, arrisco-me a dizer que todo este reboliço é consequência da evolução humana. Há pessoas que dizem que estamos a assistir a uma "desevolução". Não posso esconder que muitas das coisas que se têm passado (quanto a terrorismo, emigração, crises económicas etc. etc.) me deixam apreensiva quanto ao rumo que temos levado. Mas todas estas alterações trouxeram grandes evoluções. Temos hoje em dia a liberdade para deixar os cidadãos de um país votarem sobre os valores que querem. Deixamos a democracia decidir determinadas decisões que até há menos de 100 anos atrás eram impossíveis inclusive em países Europeus. Isso não é uma vitória? Evolução?

E parece que agora teremos que dar mais uma prova da nossa evolução da humanidade. Será que os ingleses terão essa maturidade? Tenho convicção que sim. E que o Reino se torne realmente "Unido".

Partilho aqui um desenho do Jean Julien (um designer que ficou conhecido na altura dos atentados em Paris). Acho que temos que saber usar as duas pontas do lápis. 

 

Sem comentários: