domingo, 26 de dezembro de 2021

Post #86 Salva(dor) da Bahia

Reparei ainda agora com o meu login que não escrevo aqui há dois anos. Isto significa que, tal como já sentia, a pandemia me fez trabalhar mais, mesmo com o chamado home office.

Mas trabalhos à parte, dois anos depois, com um pequeno alívio da pandemia consegui viajar por um fim de semana de Julho para um dos locais mais característicos do Brasil - Salvador na Bahia.

Esta foi uma viagem curta de um fim de semana com direito a muita chuva e a companhia especial da Marta que já não pisava no Brasil há algum tempo.

Salvador foi e é uma cidade importante para a nação Brasileira. Foi a primeira capital do Brasil (proclamada pelos portugueses no século XVI), e é palco de um dos melhores carnavais do mundo, bem como das melhores gastronomias, arquiteturas, festas e com maior diversidade cultural do Brasil. Tem religiões que nunca ouvi falar, embora o nome Salvador vem de Jesus Cristo "Salvador". Também é uma cidade sofrida e marcada por várias revoltas e guerrilhas, já foi invadida por portugueses, holandeses, já teve revolta dos escravos (revolta dos malês), e diversas rebeliões contra o estado (como a Revolta da Farinha em 1858.

Esta foi a primeira vez que fui a Salvador, mas pelo que me parece a pandemia derrubou muito do brilho que a cidade já teve. A falta de turistas abandonou muitas áreas e hoje a parte histórica da cidade encontra-se muito degradada. A desigualdade social é muito visível e, para quem passeia pelo centro, é impossível não notar que se vive mal nas ruas de Salvador.



Um ponto mais a Norte de Salvador que vale muito a pena visitar e é resultado de um projeto ecológico fantástico é o Projeto Tamar. É uma reserva na praia do Forte que nasceu nos anos 70 com um projeto socioambiental no sul do Brasil e está espalhada atualmente pela costa. Para além de tratar das Tartarugas marinhas e desenvolver a desova evitando a caça ilegal o projeto também pretende ajudar as comunidades, incentivando jovens a ingressar em estudos como biologia marinha e outras áreas relacionadas ao projeto.



Dicas de restaurantes temos o restaurante Poró (em Santo António Além do Carmo) e o Restaurante Donana em Brotas onde comi uma Moqueca das melhores da minha vida!



Claro que não podia deixar de visitar alguns shoppings (Salvador é cheio deles) e um dos que mais me impressionou foi o Salvador Shopping. É um shopping novo com uma praça de alimentação das melhores que já vi e vale muito a pena para quem gostas deste negócio de "trocas comerciais". Aqui vai uma foto minha com o Jorge Amado na loja da Lego.


Ficaram por ver o Museu de Arte Moderna da Bahia (dizem que tem um pôr do sol magnífico) mas estava fechado por questões de pandemia quando lá fomos e a fundação Casa de Jorge Amado (localizado na praça do Pelourinho que é hoje patrimônio da humanidade da UNESCO) também fechada por esses motivos.
É uma cidade que precisa de bastantes reformas mas que vale a pena visitar, e quem sabe um dia passar um Carnaval.


Deixamos as fitinhas com desejos de boa sorte na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim da Bahia!

Prometo mais escritas em breve.

Sem comentários: