terça-feira, 26 de julho de 2016

Post #65 - Jogos Olímpicos - dia 1

Mais uma história que estou a deixar registada aqui neste blog. Desta vez, vou ser voluntária nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Como tenho a impressão que vai ser uma boa experiência, que quero levar para a vida, e, quem sabe, poder contar ao netos, vou tentar deixar um bocadinho dela por aqui. 

Hoje foi o primeiro dia de Rio efetivamente falando. Já estive por cá para fazer formação e para receber o uniforme. Mas hoje é que tive oportunidade de me instalar. Vou ficar alojada num quartinho em casa do Gustavo e da Fernanda, que são os meus "Hosts" aqui no Rio. Como voluntários temos apenas direito a refeições e uniformes e tudo o resto é por nossa conta. Por isso temos que ser económicos. 
O primeiro dia foi ótimo. A Fernanda já morou em Portugal, por 2 anos. E o Gustavo tem vontade de morar.  São um casal ótimo e sem nenhuma "frescura" como se diz por aqui. E como é bom convivermos com pessoas que gostam de Portugal! Enfim, ainda conseguimos ver uns vídeos do Gato Fedorentone ouvir um Antonio Zambujo! E descobri que são fãs de cerveja!

Bem algumas fotos do dia 1 que dão para ilustrar o dia. 

Durante este próximo mês prometo tentar mostrar um pouco do que se vive pelo Rio de Janeiro em época de Jogos. 

O meu uniforme, bem canarinho!

Rio de Janeiro! Museu do Amanhã e Pão de Açúcar visíveis 


Eu e os hosts! Super boa companhia como se pode verificar!

O meu cantinho nos próximos 23 dias!

Prometo novidades dos próximos dias. 





segunda-feira, 11 de julho de 2016

Post #64 - 10 de Jul(n?)ho - o orgulho de ser Tuga

O dia de hoje foi um dia especial. Para os portugueses e para os simpatizantes dos portugueses. Muito mais do que 11 milhões.

Confesso que nunca pensei estar viva para ver a seleção Portuguesa prosperar numa competição de grande porte como a Euro Copa (como se diz por aqui). Sempre tinha alguma coisa que não funcionava. Ou é a sorte, ou é a crise, ou porque somos um povo desanimado, ou porque o Ronaldo não estava bem das pernas... Enfim, uma série de fatores que sempre nos deixam de fora. E toma de levar com as críticas, principalmente quando estamos num país diferente do nosso. Logo num país que já foi colónia Portuguesa e que já sofreu tudo o que as colónias sofrem com os países colonizadores... 
Mas hoje foi diferente. Foi um 10 de Julho com sabor a 10 de Junho. Uma comemoração do dia de Portugal. Foi o dia em que finalmente começou a brotar um bocadinho de auto-estima nos portugueses e um respeito dos estrangeiros

Qual o português que não pensou depois do jogo: "afinal, às vezes a vida dá certo"? Qual o português que não vai acordar neste dia seguinte e pensar: cara!&@ somos campeões da Europa!(com o palavrão e tudo!)? 
E pensando bem, sejamos honestos: é apenas um acontecimento em que nenhum português (sem contar com a seleção) teve participação direta no sucesso, a não ser com os milhares de Pai Nossos que se devem ter rezado por aí! Sim, porque no final das contas comparando agora com o Euro2004, qual a diferença da nossa participação como cidadãos?! Nenhuma. Fator sorte, fator fé, fator destino... Quem saberá dizer ao certo?
O certo mesmo é que somos campeões da Europa. E que no final das contas, e como já dizia o conterrâneo Fernando Pessoa (e que a minha avó tanto citava): "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". E a alma da seleção tornou-se grande mesmo. Jogaram com toda a garra possível, mesmo quando o elemento chave foi "posto fora". Não desistiram. Defenderam todas as bolas dos franceses e não se atiraram às pernas do adversário, mesmo sendo ele superior fisicamente na maior parte do tempo. Não fizeram bonito, mas foram inteligentes no jogo. Levaram às lágrimas o sofrimento: como bons portugueses que somos, sempre temos o sofrimento no coração. E pronto, trouxeram a vitória para casa. Assim. Fácil.

De CR7... apenas digo que é uma personagem que já tem nome gravado na História Portuguesa. Deu uma lição a quem tem dúvidas sobre as suas capacidades. Tornou-se um líder nato e tenho certeza que será treinador um dia. É uma personagem que cresceu comigo por sermos da mesma idade. Foi ganhando respeito ao longo do tempo. E que evolução extraordinária?! Conseguiu o respeito dos colegas e até fora do relvado conseguiu puxar a equipa para cima. (Repararam que os jogadores começaram a jogar melhor quando ele regressou do balneário e se sentou no banco?). Merece no mínimo o respeito dos que escrevem sobre ele. O bicho é fera!

Uma lição que acho que devemos tirar desta vitória: é aos poucos que a vida vai dando certo. Trabalho duro, positivismo e muita paciência são elementos essenciais. Enchamo-nos de alegria e que esta vitória e este positivismo se transformem em produtividade. Se transformem em força para Portugal e exemplo para o mundo que não anda lá essas coisas, tendo em conta os últimos acontecimentos vergonhosos que a humanidade tem vivido. Pela passividade dos nossos adeptos, pela garra dos jogadores e pelas lágrimas sinceras dos nossos adeptos. 

Muito orgulho de ser "Tuga".





Os memes não podiam faltar:






sábado, 9 de julho de 2016

Post #63 - Finding Dory

Ontem foi dia de ir ao Cinema. Já há muito tempo que não ia e resolvi arriscar num filme menos óbvio. Fui "à procura" da Dory.

Fiquei muito contente com a minha escolha e resolvi partilhar. É um filme realmente com uma metáfora poderosa sobre as dificuldades de pessoas com necessidades especiais.

Trabalha em cima do problema da personagem principal - a Dory - que sofre de perda de memória, mas ao longo do filme vão sutilmente aparecendo outras personagens com outros problemas também. Define algumas estratégias de contornar o problema e ainda tem uma história de reencontro de família bem gira.

Finalmente a Disney criou um filme sem alta tecnologia, sem robôs ou ciborgues de última geração. É um filme simples e, apesar de explorar um problema grande, não é um filme pesado e qualquer criança pode e deve assistir. E, é um dos únicos de animação que não tem vilões! 

As críticas nos estados unidos não foram as melhores... acho que talvez a sociedade esteja sempre à espera de filmes de grandes proporções, aqueles mais comerciais. Este é um filme simples, que arranca uma risada aqui e ali e com uma banda sonora muito boa.

Os ambientalistas também andam desesperados porque pode ser que ocorra o que aconteceu no passado com a compra dos peixinhos palhaço quando saiu o filme Finding Nemo. Parece que a espécie da Dory está em vias de extinção, por isso vamos lá ver o filme mas deixemos os peixinhos no mar em paz.
 
Não vou contar mais =D
Fica a dica e o trailer. Recomendo muito.