quinta-feira, 31 de março de 2016

Post #60 - The island of all together

Achei este projeto sensacional. Um casal que resolveu fazer uma troca de impressões entre turistas e refugiados, em conversa num banco de rua.

Felizmente já tive a oportunidade de visitar a Grécia, mas na altura a Europa atravessava uma fase completamente diferente. Estávamos no ano de 2006 e ainda nem se falava em crise. Aqui o relato da nossa entrada na Grécia nessa altura (ver aqui blog interrail). Ainda assim as recordações que trago são de um país agreste. Atenas era uma cidade descuidada, pareceu-me um campo de batalha já na época. De qualquer maneira um local cheio de história... Imagino que agora, depois de toda esta instabilidade, não ter dinheiro nos bancos e etc. e tal, deva estar bem mais devastado.

Como já entraram aproximadamente 1 milhão de pessoas para tentar uma vida melhor na Europa, e a grande maioria por terras gregas acho que deve estar um país completamente diferente. #curiosa


Quem tiver interesse segue o site e o vídeo, que achei realmente uma boa iniciativa.



Todo verão, muitos turistas europeus viajam para a Ilha de Lesbos na Grécia para tirar umas férias ao sol. Neste ano, milhares de refugiados também cruzaram o mar pela Turquia e chegaram na Ilha de Lesbos em busca de um lugar mais seguro na União Europeia. Os cineastas Philip Brink e Marieke van der Velden convidaram turistas e refugiados para falarem uns aos outros sobre suas vidas enquanto estavam sentados em um banquinho em frente ao mar. O resultado é um pequeno documentário com conversações sobre guerra, fuga, trabalho, amor, também sobre carros e cachorros. É uma ode ao humanismo e mostra o que acontece quando tomamos  tempo para sentar e conversar uns com os outros em vez de falar um do outro. (23 min)

Sem comentários: