domingo, 3 de maio de 2015

Post #49 - 3 anos de Brasil "to be or not to be"

Ontem completei 3 anos de Brasil. Uma vitória! Para quem veio com visto de 2 anos sem plano muito definido. E cá estou. depois de 3 anos, 10 anos mais velha e com bastantes coisas para contar aos netos. Quase 1100 dias depois trago debaixo do braço experiências únicas, como a conhecer pessoas doidas, pessoas divertidas, pessoas sérias (poucas, pois é difícil encontrar um brasileiros muito sisudos), depois de me envolver em projetos grandes, outros pequenos, me entranhar na cultura brasileira a todos os níveis e sem "frescuras". 3 anos sem um carro, onde acho que meti mais quilómetros nas pernas do que em quaisquer outros 3 anos da minha vida. E acreditem que vi e passei em lugares doidos. Meti na bagagem coisas que não conseguiria adquirir em Portugal (isso é certo!).

Mas de há uns tempos para cá, não há um dia em que não me depare com um brasileiro choroso do país em que vive. Juro que quase penso que estou em Portugal denovo!
A discussão e a insatisfação é grande. Ninguém quer a "presidenta" no governo, da mesma maneira que ninguém queria o Sócrates. Surgem até manifestações nas janelas batendo com panelas, nas ruas gritando "fora Dilma"

Começa a gerar-se a dúvida. Brasil estar ou não estar? Deixei Portugal à procura de alguma coisa que me fizesse bem. E encontrei. Muitos desafios e muitas dificuldades também. Não há um dia em que não aconteça alguma coisa nova. Tal é turbilhão de mudança que se vive por aqui.  Mas eu, como acho que todos os emigrantes, sempre tenho a impressão que um dia vou acordar e sentir "agora é hora de partir". Será que isso acontece mesmo? Até agora ainda não chegou esse dia, mas quem sabe esteja para chegar.





Estas foram tiradas há precisamente 3 anos... E já lá vão 3 anos!

Link para o meu primeiro post escrito de SAMPA. Já passaram bastantes coisas... http://marianamoreiradias.blogspot.com.br/2012/05/post-003-resumo-dos-primeiros-dez-dias.html

*Mari


Sem comentários: