sábado, 2 de novembro de 2013

Post #37 - Adaptações

Depois de já umas semanas no novo lar, aqui vão algumas notícias.

A casa que já me tinha acolhido por 4 meses está a tratar-me bem=D realmente a localização é muito melhor do que a anterior, embora a 1 km de distância daqui. Agora moro num bairro bem simpático conhecido como Moema pássaros (já que todas as ruas aqui têm nome de pássaro!)
Comigo moram mais dois tugas com quem me tenho dado lindamente e eles são ótima companhia de casa (um deles mantém-se desde a outra casa). Há ainda algumas coisas em falta  como fogão, mesa cadeiras... e para já continuo no colchão enquanto a vida está corrida, e enquanto junto uns trocos para comprar uma cama decente. Mas temos uma ótima padoca(=padaria) quase na porta, e estamos munidos de uns 3 ou quatro supermercados, starbucks, cafés e restaurantes q.b..

Restantes novidades...
Bem no trabalho as coisas estão a correr bem. Dou-me bem com o staff do shopping e desafios é que não faltam. O que por vezes falta é um pouco de calma para sentar e pensar estrategicamente no que há para fazer... Simplesmente não sobra tempo no meio do turbilhão de coisas que passam a vida a acontecer. Próxima semana temos dia da comunidade e prometo postar umas fotos (se tiver tempo :))

Um destes dias também fui assistir a uma palestra de um tipo chamado Henk de Jong - que é o CEO da Philips Latin America. Foi realmente muito bom! O título era qualquer coisa do género "dificuldades de adaptação ao mercado da América latina". Bom mas ele era extremamente bom orador (dentro do seu português quase perfeito) e falou muito das diferenças entre Europa/Ásia /América latina. Para descrever uma empresa na Ásia ele usava a palavra "produção". Na Europa "estratégia". Na América latina (especialmente Brasil) a palavra era "team". Quem diz equipa, diz relacionamento. Aqui tudo gira em volta do relacionamento. Subsecrevo! Aqui quem tem amigos tem tudo! As coisas só funcionam se conseguirmos falar em condições com as pessoas. Um verdadeiro aprendizado antropológico para quem vem da Europa!

Para complementar o raciocínio, estes dias descobri um livro que se chama :"How to be a brazilian". Escrito por um americano que se apaixonou por uma brasileira e consequentemente pela cultura brasileira. Aconselho a quem gosta de cultura brasuca a dedicar 3 dólares e se divertir com o bom humor deste americano que fala umas boas verdades. Escolhi alguns trechos que me pareceram sensacionais:


-What truly distinguishes Brazilians is the certain "jeito" about them—a certain warmth and spontaneity that’s as indescribable as it is infectious.

-To be a true Brazilian—specifically a Carioca, it’s also not enough to go to the beach and act like you might in Miami or southern California or (definitely not) Nantucket. You need to “do the beach,” Brazilian style. In other words, the beach is not a place. It’s an activity. 

-What we call soccer is what Brazilians call “The Beautiful Game"

When choosing a team I suggest using self-interest: if you are dating a Brazilian, for example, you should strongly consider adopting your “father-in-law’s” team. (Yes, even if you’re just dating, he’s your father-in-law, or sogro). Or if you have a buddy who is a particularly passionate fan, it can’t hurt the friendship to join forces.

You may have heard that soccer is the brazilian natural sport. But that's not really true. The brazilian natural sport is Love!

Tal e qual e não podia estar melhor descrito =D

De resto deixo aqui algumas fotos dos últimos eventos:



O meu quarto na terra dos pássaros (Manel, repara que os papagaios já estão na parede!)



Estas não estão muito nítidas, mas enfim. São do casamento da Natália - uma colega do escritório. Os brasileiros sabem-se divertir!

Agora que me inscrevi na São Paulo Bike tour e consegui ficar escolhida para a Bicicleta, talvez em breve tenha uma disponível para dar umas voltas!

Outra coisa para a qual me inscrevi foi para ser voluntária na tão famosa copa de 2014. Em Dezembro começam as entrevistas e quem sabe não fico selecionada para ir ajudar em algum jogo =D

Não percam os próximos episódios!
*Mari


Sem comentários: