domingo, 29 de dezembro de 2013

Post #40 terminal de aeroporto

Já passou mais de um ano e meio que estou emigrada. Têm sido tempos muito bons, com grandes desenvolvimentos profissionais e pessoais. Mais uma vez me questiono: qual o mistério do tempo no hemisfério Sul?... O tempo passa a correr! Não sei o que aconteceu mas mal dei conta de passar tanto tempo. Mudança de emprego e de zona de conforto. Para grandes desafios (e quantos!!!) novos e para conviver com pessoas novas sempre com tanta coisa nova a acontecer! Sempre com a ansiedade de voltar a casa e rever toda a gente para contar tudo o que tem acontecido. Mas sempre com os dias contados para o regresso... E custa tanto ter que partir. Sempre esta divisão do atlântico pelo meio, fica difícil saber onde querer estar e com quem, dadas as tantas pessoas e tão boas amizades em ambos os lados. 

E agora, à espera da ligação aérea, depois das despedidas difíceis, fico a pensar em qual dos lados dos hemisférios a balança pesará mais? Bem vistas as coisas o lugar perfeito para estas questões... O aeroporto. No fundo, lugar solitário.  

Parece difícil ter saudadade com tanta facilidade em viajar.

Chamada para embarque! Regresso indefinido!

Próxima viagem? Carnaval do Rio =D

domingo, 8 de dezembro de 2013

Post #39 - Aventuras Futebolísticas e mais

Hoje fui fazer entrevista para ser voluntária da copa do mundo.
Foi uma experiência interessante e num lugar onde eu nunca iria. Centro de São Paulo em plena Santa Cecília! Lugar com muita gente a viver nas ruas, e bem apelidado de "cracolândia" mas com uma arquitetura sensacional e com casas estilo portuguesas antigas que fazem pensar o que se terá passado por aquele lugar há uns dois séculos!

Nos entretantos tive que fazer escala na Praça da Sé para apanhar o metro e tirei mais uma foto para a minha coleção #natalhemisferiosul
 Árvore de Natal da Praça da Sé... 32ºC!

 Mas  voltando à entrevista, é interessante como todo o tipo de gente se candidata a estas coisas! Na minha salinha éramos 9 pessoas, e nenhuma minimamente parecida. Tinha a professora de história reformada, tinha o universitário de letras, tinha a jornalista e tinha até a "portuga" lá pelo meio. A entrevista de grupo durou cerca de uma hora, onde nos foi dado um case study para resolvermos. Nada difícil, pois o objetivo era criar uma equipa com algumas condicionantes. Foi divertido e uma bela maneira de conhecer gente. Agora aguardo até dia 15 de Janeiro, data limite para nos revelarem se passamos à fase seguinte. Achei a experiência bem interessante, pois vi muita gente diferente e alegrei-me por ver tanta gente junta para fazer trabalho voluntário... embora cada um com as suas expectativas (teve até gente a jurar que detestava futebol!)

Darei notícias do meu posicionamento!

Entretanto abriram hoje as candidaturas para os bilhetes. Mas como é atribuição por sorteio é difícil escolher uma cidade fora de São Paulo. As viagens ficam incrivelmente caras nesta altura de copa! Seria uma ótima conseguir ir a Salvador ver Portugal e a Alemanha, mas torna-se meio impossível em termos financeiros. Resta um boteco na Vila Madalena para partilhar uma televisão e uma cervejinha com eventuais outros torcedores na mesma situação!

Uma outra coisa que está indiretamente relacionada com a Copa do Mundo é a construção do Metro em São Paulo. Uma obra bem grande e cheia de controvérsia (como todas as grandes obras públicas!) e que dá cabo do trânsito por aqui. Para quebrar um pouco a visão para dentro da obra, criaram pinturas bem bonitas para as divisórias da obra. Seguem algumas fotos que tirei no caminho para o trabalho... será bem mais fácil para mim chegar ao shopping quando o metro estiver construido!


  Tapumes das obras do Metro em Sampa
 Prometo novas notícias em breve!

Faltam só 12 dias para as férias na terrinha!

*Mari

sábado, 16 de novembro de 2013

Post #38 - Recortes

Sem muitas palavras aqui vão algumas fotos do que tenho visto por cá.


Exposição little black jacket -fotografia por Karl Lagerfield - Chanel


Um dia que passei no SESC por acaso
Programação SESC-dança - Tres Partes Y Una Pared é um projeto de dança "na vertical" que desafia as leis da física!(mais para os curiosos: http://www.youtube.com/watch?v=WzAcFdtjGv4)


Community Day - eu e a galera do trabalho fazendo umas horinhas de voluntariado numa escola... só para não esquecer :)




Centro de Sampa! Estes dias tive que ir a uma repartição para tratar de umas papeladas do shopping... vejam a maravilha que descobri! Uma paisagem louca da repartição para a mítica Avenida S. João e, uma mega surpresa! Uma casa portuguesa concerteza! Abriu uma pastelaria no centro de São Paulo só com bolinhos portugueses! Uma bela maneira de matar saudades e, sem dúvida um ponto de encontro para os tugas =D



 
 Este é mais um lugar recôndito da cidade! No meio de uma zona de prostituição e muito "crack" um bar de jazz sensacional (JazzB) onde toca de tudo um pouco (desde jazz ao tango, com músicos de várias nações). A repetir!

Daqui a menos de um mês e meio viajo para casa para matar as saudades. Viagem curta, mas que espero que dê para encontrar o pessoal e sentir o fresquinho do inverno tuga!

vou mandando news!

***Mariana


sábado, 2 de novembro de 2013

Post #37 - Adaptações

Depois de já umas semanas no novo lar, aqui vão algumas notícias.

A casa que já me tinha acolhido por 4 meses está a tratar-me bem=D realmente a localização é muito melhor do que a anterior, embora a 1 km de distância daqui. Agora moro num bairro bem simpático conhecido como Moema pássaros (já que todas as ruas aqui têm nome de pássaro!)
Comigo moram mais dois tugas com quem me tenho dado lindamente e eles são ótima companhia de casa (um deles mantém-se desde a outra casa). Há ainda algumas coisas em falta  como fogão, mesa cadeiras... e para já continuo no colchão enquanto a vida está corrida, e enquanto junto uns trocos para comprar uma cama decente. Mas temos uma ótima padoca(=padaria) quase na porta, e estamos munidos de uns 3 ou quatro supermercados, starbucks, cafés e restaurantes q.b..

Restantes novidades...
Bem no trabalho as coisas estão a correr bem. Dou-me bem com o staff do shopping e desafios é que não faltam. O que por vezes falta é um pouco de calma para sentar e pensar estrategicamente no que há para fazer... Simplesmente não sobra tempo no meio do turbilhão de coisas que passam a vida a acontecer. Próxima semana temos dia da comunidade e prometo postar umas fotos (se tiver tempo :))

Um destes dias também fui assistir a uma palestra de um tipo chamado Henk de Jong - que é o CEO da Philips Latin America. Foi realmente muito bom! O título era qualquer coisa do género "dificuldades de adaptação ao mercado da América latina". Bom mas ele era extremamente bom orador (dentro do seu português quase perfeito) e falou muito das diferenças entre Europa/Ásia /América latina. Para descrever uma empresa na Ásia ele usava a palavra "produção". Na Europa "estratégia". Na América latina (especialmente Brasil) a palavra era "team". Quem diz equipa, diz relacionamento. Aqui tudo gira em volta do relacionamento. Subsecrevo! Aqui quem tem amigos tem tudo! As coisas só funcionam se conseguirmos falar em condições com as pessoas. Um verdadeiro aprendizado antropológico para quem vem da Europa!

Para complementar o raciocínio, estes dias descobri um livro que se chama :"How to be a brazilian". Escrito por um americano que se apaixonou por uma brasileira e consequentemente pela cultura brasileira. Aconselho a quem gosta de cultura brasuca a dedicar 3 dólares e se divertir com o bom humor deste americano que fala umas boas verdades. Escolhi alguns trechos que me pareceram sensacionais:


-What truly distinguishes Brazilians is the certain "jeito" about them—a certain warmth and spontaneity that’s as indescribable as it is infectious.

-To be a true Brazilian—specifically a Carioca, it’s also not enough to go to the beach and act like you might in Miami or southern California or (definitely not) Nantucket. You need to “do the beach,” Brazilian style. In other words, the beach is not a place. It’s an activity. 

-What we call soccer is what Brazilians call “The Beautiful Game"

When choosing a team I suggest using self-interest: if you are dating a Brazilian, for example, you should strongly consider adopting your “father-in-law’s” team. (Yes, even if you’re just dating, he’s your father-in-law, or sogro). Or if you have a buddy who is a particularly passionate fan, it can’t hurt the friendship to join forces.

You may have heard that soccer is the brazilian natural sport. But that's not really true. The brazilian natural sport is Love!

Tal e qual e não podia estar melhor descrito =D

De resto deixo aqui algumas fotos dos últimos eventos:



O meu quarto na terra dos pássaros (Manel, repara que os papagaios já estão na parede!)



Estas não estão muito nítidas, mas enfim. São do casamento da Natália - uma colega do escritório. Os brasileiros sabem-se divertir!

Agora que me inscrevi na São Paulo Bike tour e consegui ficar escolhida para a Bicicleta, talvez em breve tenha uma disponível para dar umas voltas!

Outra coisa para a qual me inscrevi foi para ser voluntária na tão famosa copa de 2014. Em Dezembro começam as entrevistas e quem sabe não fico selecionada para ir ajudar em algum jogo =D

Não percam os próximos episódios!
*Mari


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Post #36 - Genesis

Mais novidades fresquinhas da terra dos sucos e açaí!

Pois é galera, vou mudar de casa. Pela terceira vez aqui. Parece que o sangue de nómada se instalou. Com todo o reboliço imobiliário que se sente por cá fica impossível negociar um aumento de renda à medida. Felizmente temos alternativas e a solução é regressar à ruínha de Moema onde já passei 4 meses de vida (meu Post#008). Em princípio fico com o meu conterrâneo e talvez se junte a nós mais um portuga, que ajuda na animação e nas despesas.

Por isso esta semana vai ser de caixas e mais caixas ( não sei como é possível juntar tanta tralha em tão pouco tempo!)

Deixem-me falar ainda de uma exposição muito louca que visitei este fim de semana. "Gênesis" de Sebastião Salgado, grande fotógrafo brasileiro da atualidade. 
A exposição está no SESC (também já falei aqui desta instituição fantástica). Um pouco longe de casa, mas valeu bem a pena ver a mostra de 300 fotos sempre no black&white. 
A exposição retrata as viagens do fotógrafo pelos vários continentes. Deixo aqui uma pequena amostra só para os deixar com água na boca...


Amostragem das fotos muito loucas deste senhor da fotografia brasileira

Piscina do SESC... só um pouquinho lotada!


Depois envio fotos da casa nova! A partir de amanhã!

*Mari

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Post#35 Dias corridos


Depois de uns tempos sem dar notícias, resolvi escrever!

O inverno por Sampa revelou-se rigoroso. Este ano com a mudança de local de trabalho e o fato de andar mais na rua tenho sentido ainda mais os dias frios. 
As férias no verão foram óptimas e consegui recarregar as baterias. Estar em Portugal depois de um ano e rever família e amigos trás uma nostalgia que nem é bom trazer! Mas a logística de emigrante é realmente qualquer coisa! Não dá para descansar um minuto! Sempre alguém para visitar! 
Foi bom rever toda a gente, mas também foi muito bom regressar a Sampa. O trabalho tem sido cada vez mais árduo, mas cada dia trás um desafio e uma aprendizagem nova. Está a ser realmente muito interessante descobrir o "ecossistema" do shopping. Gerir pessoas é complicado e tem dias que parece que nada corre bem, mas nos dias em que dá certo, a coisa corre muito bem. 
Mas é bom voltar a um lugar e saber que já temos amigos à espera. E o bom foi que senti isso na ida para Portugal e na volta para Sampa. Ou seja, já existe um pouquinho de paulista em mim!
No regresso nada de grandes novidades. Prometo postar umas fotos melhores em breve!

Próximos episódios mais emocionantes prometo =D


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Post #34 - Keep calm... que faltam só 5 dias!


Ora digam lá que não é a imagem perfeita?
Melhor impossível! 
Pois é, faltam só 5 dias para o retorno!


terça-feira, 2 de julho de 2013

Post #33 - Mudanças, folia e descontentamento

A um mês de regresso a terras tugas, aqui estou eu para dar mais algumas notícias deste lado do Atlântico.
Bom esta ultima semana foi dureza mas repleta de emoções a todos os níveis!

Vamos por partes...

1) Mudança de trabalho

Bem, hoje foi o primeiro dia do meu novo trabalho. A partir de hoje deixei o meu trabalho Corporativo e passei a ser uma Coordenadora de Operações de um centro comercial! Tudo muito bonito até à hora em que nos é passado trabalho... Acho que vou precisar de alugar um anjo da guarda para me acompanhar em todas as centenas de novas tarefas que me foram atribuídas de ontem para hoje. Uma das minhas amigas dizia que eu sou precoce... foi a melhor expressão... encaixou que nem uma luvinha. Sinto-me um fruto verde ehehe nunca pensei que aquele lugar onde passamos algumas horas das nossas vidas para ir ao cinema, passear ou fazer compras fosse tão complexo! O trabalho corporativo fiscalizava apenas uma pequena parte do que é a vida do Centro. Tem toda uma equipa gigante por trás das lojas e restaurantes e uma maquinaria que mais parece um monstro. Mas se tudo correr bem, em breve estarei nas minhas sete quintas!

A minha vida vai mudar bastante com esta alteração. Vou trabalhar mais, e mais longe de onde vivo e vou gerir pessoas, que até hoje não geria (ou gerenciava, como se diz por aqui). Um trabalho grande e que envolve a chamada "inteligência emocional" que ainda não sei se tenho. Espero adquirir com o tempo :)


2) Copa das confederações

O evento do mês, e talvez do ano! Final da copa das confederações! Jogaço Espanha-Brasil, no faosíssimo Maracanã!
Finalmente consegui sentir vingada a derrota com a Espanha de Portugal no ano passado! O Brasil deu show de bola! E humilhou a Espanha! O ambiente que se viveu no estádio foi indescritível e posso dizer que rolou uma emoção forte quando o hino do Brasil soou... será que estou a virar brasileira? Nunca vi uma torcida tão forte!
O estáfio é muito bonito e toda a infraestrutura está bem organizada. Organizaram o metro de modo a que não se pagasse para não haver fila e tudo! As áreas do estádio são bem organizadas, sinalizadas e com muita gente a trabalhar. Polícia em força também foi um ponto forte. Algumas obras ainda para acabar, mas acho que vai no bom caminho para a copa do mundo.

Segue relato fotográfico do acontecimento e um vídeo ilustrativo do meu fã número 1, que só porque leu na minha T-shirt o meu nome já queria anunciar para todo o estádio que eu era a "Mariana". Do meu lado ficou uma brasileira que no final já era a minha melhor amiga, e ainda fui pintada pelo pintor de serviço da nossa bancada que distribuía tinta amarela e verde e equipamento de torcida como os fantásticos óculos que ganhei a dizer "Gol"!

Eu e a minha homónima!


 Eu e Lau

Eu e o meu fã #1... uma figura! 

Ambiente de estádio+ torcedor louco!

Foi um fim de semana muito bem passado no Rio (cidade maravilhosa e cheia de encantos mil). Deu para praia, boteco e futebol... tudo a que um turista tem direito no Brasil!
_____________________________________________________________________________

E agora a parte de descontentamento... vi que crise em Portugal continua cada vez pior :(

Fico super triste, e ainda por cima vendo a minha carreira melhorar por cá, vejo as coisas muito negras em Portugal. Como é possível que neste país me permitam subir na carreira e apostar em mim mesmo sendo estrangeira, quando o lugar que me viu nascer não tem nem o respeito das pessoas que gerem o país? Estranho... aqui as pessoas manifestam-se e o país reage... Portugal está estagnado, é um facto!

As próximas semanas vão ser duras! Não sei se conseguirei dar notícias via blog, mas prometo tentar.
Nem acredito que estou a um mês de casa! 

**Mari (a 24 dias de casa!)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Post # 32 - E eu a pensar que Portugal não ia bem...


Portugal não vai bem. O Brasil também não, ou será que sim?

Hoje quando acordei abri o jornal Português online e entristeci-me porque as coisas pelo nosso país chegaram ao ponto de pôr em causa o futuro, não só de alguns, mas de todos os jovens que não conseguiram fazer um exame. Os poucos que conseguiram, com que cabeça o terão feito? Fiquei a pensar como será que vão ser no futuro estas pessoas que se estão a formar nas incertezas de agora em Portugal? Cruzei os dedos e torci para que não ficassem formatadas no modo frustração! Também fiquei aliviada por fazer parte de uma geração Y a quem todos apontam o dedo por ter crescido na futilidade de tudo ter, e da prosperidade económica. Uma geração, pelo menos bem formada e protegida de toda esta instabilidade mundial. O que será agora da geração Z? 


Comecei a pensar também na sorte que tinha por me ter conseguido me escapar para um lugar onde as coisas estavam melhores. Terra di futibol e cárnával (já dizia o Caetano), e do sol que por esta altura já nem aparece em Portugal. Só que quando fui abrir a página do jornal Brasileiro para me deliciar com as novidades da copa das confederações, não dei com nada disso. Dei com as convocatórias para as manifestações, dei com a violência da polícia para com os protestantes, com autocarros em chamas, com jornalistas espancados etc. etc. 
Acordei para uma realidade diferente que se tem vindo a formar nos últimos dias por aqui. E quem diz aqui diz Brasil inteiro.

Eu sinto que o Brasil está a mudar. Sinto o povo mais revoltado com os escândalos políticos, dinheiros desaparecidos e violência. Sinto que o típico brasileiro está menos acomodado. Sinto isso de dia para dia e não posso dizer que conheço o Brasil e os brasileiros há muito tempo. Vejo que reclamam mais, ficam indignados mais facilmente. Usam o reclameaqui.com! Isso deixa-me contente, porque vejo que aprenderam a deixar o país de terceiro mundo para trás. Antes havia um pessimismo generalizado. Uma falta de credibilidade geral no país. Ninguém acreditava no país e passavam a vida a dizer-me: "Mariana isso é lá na Europa, aqui é Brasil!". Agora não. Acho que Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos contribuíram para a autoestima do país. O povo saiu à rua por uma subida de preços dos transportes. Foi só uma razão pavio para acender a vontade do povo protestar. Hoje eram 60 mil aqui do lado de minha casa. Leem-se muitos disparates nos jornais. Pedem-se transportes a preço zero! Mas hoje vejo São Paulo melhor do que há 3 anos. Ainda há tanto para fazer mas parece que o povo está mais acordado. E o importante: quer fazer bem! Todos falam no timing por causa dos eventos internacionais... mas também se não for agora vai ser para quando?


Relembro outra vez Caetano, numa música dele que sempre adorei:

Existe alguém em nós

Em muitos dentre nós

Esse alguém

Que brilha mais do que
Milhões de sóis
E que a escuridão
Conhece também...


(Tão velhinha e tão aplicável neste momento).Fica aqui para ouvir:


Ainda não me enfiei nas manifs mas já fico tensa com estas questões... estou a sofrer com o povo daqui. Será que estou a virar brasuca?

Prometo mais notícias em breve
*Mari

domingo, 16 de junho de 2013

Post #31- Preparação para a copa

Caríssimos,

Cá estou eu para dar mais news da minha vida por terras de samba e futebol!


Quanto a novidades, bom... Como sabem começou o grande evento da Copa das Confederações! Aqui já não se fala de outra coisa! Claro que não faltaram as apostas e lá no escritório já montámos um "bolão" onde registamos as nossas apostas para os jogos que se aproximam. O prémio? Esse está cotado aproximadamente 900R$! Estratégias não faltam, até porque já tivemos a experiência do bolão da copa da Europa. Embora a única europeia participante (eu) tenha ficado na penúltima posição, mesmo com todo um estudo aprofundado das equipas em campo!


Bom... o certo é que toda a gente quer ganhar, inclusive eu! E a primeira dificuldade aparece quando tenho que escolher o clube por quem vou torcer. Já que Portugal não se encontra presente (eu rezo para, pelo menos para o ano, poder vestir a camisola tuga), nem sei se invista na Itália, esse belíssimo país que já foi a minha segunda pátria, ou no Brasil, que é o meu país padrinho depois desta ultima temporada! Escolha difícil!

De qualquer maneira não esqueço a pátria e até já criei o meu "avatar" para o bolão:

Restantes novidades. 
Conheci a futura lanchonete para ver um joguinhos e tomar umas cervejas! Bar Dom Kim é uma casa portuguesa concerteza! que está a ser gerida por um Portuga, ora pois! (Ricardo prometo retornar ao Itaim e levar a malta em breve).

E a contagem decrescente continua... Faltam 40 dias para o regresso a terras lusas!

Vou dando notícias,
*Mari

domingo, 2 de junho de 2013

Post #30 - Counting down 8 semanas

Retomando notícias aqui vão mais algumas...

Pois é... faltam 8 semanas para eu aterrar denovo em terras lusas! Um ano de muitas coisas novas e bastante trabalho já faz desejar as benditas férias!

Não posso negar a saudade, e agora com a nova aquisição de conta de facebook, a coisa vai piorando! Fotos das Festas juninas em Amarante é o que não falta!

Este fim de semana foi comprido, e soube a pato! Ao contrário de em Portugal, o feriado do Corpo de Deus cá mantém-se e deu origem a umas mini-férias. A ideia inicial era ir até à praia, mas com o tempo fosco e com a contenção de gastos para aquisição de um novo "celular", acabei por ficar em Sampa. Deu para descansar e pôr as ideias em ordem.  Deu ainda para uma grande volta de bike por São Paulo (a qual infelizmente não ficou registada em fotos) e para ver o Brasil empatar com a Inglaterra na estreia do grande estádio que vai servir agora a Copa das Confederações e Copa do Mundo... o grande Maracanã! 

Uma outra coisa que fiz foi dar um pulo no cinema. Aqui o cinema é bastante caro e o bilhete inteiro fica por uns 10 euros. Claro que aqui toda a gente estuda (ou finge que estuda) e tem cartão de estudante falso para poder pagar meia entrada. Uma situação bem chata para quem não quer ir na onda de criar cartão de estudante falso... tem sempre que pagar o dobro do preço, que já está inflacionado porque toda a gente usa esta manha. Enfim, felizmente consegui uma promoção e fui assistir um filme brasileiro. Muito bom por sinal. Nem sei se já falei nisto antes aqui, mas estou muito impressionada com a qualidade do cinema brasileiro. Todos os filmes que tenho visto até agora são bons. Boa história, ótimos atores e boas bandas sonoras. O humor também é sempre bom. Este último nem é dos melhores que fui ver, mas fica a sugestão para os mais cinematográficos. Chama-se Faroeste Caboclo e basicamente conta a história de uma música com o mesmo nome de Legião Urbana (uma banda de rock bem boa e bem conhecida por cá).
Fica o Trailer para se entreterem,
Vou dando notícias a contagem decrescente! 
*Mari

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Post #29 - Porto Porto Porto Porto campeão!

Só um cheirinho de comemoração do campeão Português 2012/2013 em terras brasucas!

Eu e o Manel na comemoração do Campeão Portuga, numa tarde de Domingo a comer feijoada brasileira. Mesma tarde em que o Corinthians foi campeão estadual!

domingo, 5 de maio de 2013

Post #28 ... 1 ano de emigrantiçe

Ultrapassada a barreira de um ano fora de Portugal!

Ficam registos dos últimos dias cá por terras brasucas.


Embu das Artes... lindo e recomenda-se, principalmente aos mais apreciadores de artesanato :), é um múnicípio de São Paulo aqui a uns 30 ou 40 km de onde estou.

Igreja de Embu

Peças de artesanato únicas!

Já ontem, fui assistir ao concerto dos The Gift no SESC Pompéia. Não sei se já falei nisto antes, mas o SESC, para os que não estão a par, é o Serviço Social do Comércio. Para mim uma das melhores instituições sem fim lucrativos que já conheci. É financiada pelas empresas e o objetivo é proporcionar lazer aos comerciários. Estes têm mega descontos. Mas o bom é que é aberta a toda a comunidade, o que faz com que toda a gente possar ir! Existem vários SESCs e os lugares são todos muito bem equipados. Restaurantes, piscinas, quadras de ténis,teatros, cinemas e até serviços de saúde, são estruturas comuns dentro dos SESCs. Enfim, uma instituição nota 10 (como se diz por aqui). 

SESC Pompéia (de dia - foto da wikipédia)

Os The Gift foram os convidados da noite, com um concerto bem intimista em que apresentaram 2 cd's bem diferentes um do outro. Foi tão bom que chegou a haver conversas entre público e banda, e no final ainda deu para ir dar duas de letra com a banda. Devo dizer que paguei 5 R$ pelo bilhete (qualquer coisa impossível em Portugal)!


Ficam aqui alguns registos também :).

Tugas+ The Gift

Meu novo póster na parede de casa! Assinado e tudo!

Vou dando novidades!

Bj,
Mari

domingo, 21 de abril de 2013

Post#27 - 27 anos de vida, 1 ano de Brasil

Mais um ano de vida! Desta vez foram os 27!
A dez dias de completar um ano de Brasil, sinto que foi um ano de muita aprendizagem, alguns obstáculos e bastantes vitórias. Hoje, como tive algum tempo, deu para fazer um pequeno balanço de como correu este ano e resolvi escrever.

Tal como revela o meu post anterior, a vida aqui no Brasil é bem diferente da vida na Europa. Para ser sincera, nunca pensei ter-me adaptado tão bem. Mas, chego também à conclusão que esta adaptação, foi fruto de ter conhecido as pessoas certas nos momentos certos, e, lá está, muita sorte à mistura.

Desde que cá estou senti várias vezes saudades de Portugal. Saudades principalmente da família e dos amigos, da cumplicidade de anos de intimidade. Essencialmente daqueles momentos em que não precisamos de falar, porque as pessoas nos conhecem tão bem que um olhar diz tudo. Também senti falta da comida... pudim da minha avó, e da carne estufada e puré da minha mãe... hummmm até me cresceu água na boca agora :) Uma outra coisa que senti falta foi de vestir um casaco bem quente, pôr umas luvas e um gorro. Por incrível que pareça, e friorenta como sou, é de espantar... mas é verdade. Parece que o corpo se habitua a uma variação de temperatura entre verão e inverno e fica sempre à espera da viragem brusca da estação. Aqui fica frio, mas nunca chega àqueles zero graus que nos fazem bater o dente, nem nunca apanhei um daqueles dias de morrer de calor em que em Amarante nem se consegue sair à rua. Enfim... meteorologicamente mais equilibrado (não contando com as chuvas violentas que impedem a circulação).

Por outro lado, aprendi a gostar de muitas coisas esquisitas ou no mínimo diferentes. Em termos materiais, digamos assim, comecei a fazer várias coisas que não fazia antes... ou a fazê-las de maneira diferente. Por exemplo, aprendi a comer feijão todas as semanas (sagradinho por estas bandas!) e sushi, que não falta por aqui. Farofa também não falta! Comecei a pintar mais as unhas e a comer manga quase diariamente. Até aprendi a escrever conforme o novo acordo ortográfico! Pior são as dúvidas quando tenho que enviar email's... nunca fui tão amiga do google como agora.

Em termos menos materiais, a conquista do ano foi sem dúvida a paciência... Acho que me tornei mais paciente, porque aqui no Brasil algumas coisas andam muito depressa, mas tem outras que andam beeeeem deeevagar. Por isso, há que ter paciência. Até a falar tenho que falar mais devagar... (quando falo ao telefone tem que ser bem devagarinho). Por isso a língua também se pode tornar um problema... quem é que vai saber que poupança é bunda?! (já calhou de me sair um "estou a pensar na sua poupança" energética claro!!!!) E quem sabe que sapatilhas são sabrinas?!!! No início foge sempre a língua quando tenho que dizer ônibus (e digo autocarro), camiseta (e digo camisola - que aqui é lingerie),  baguete (como cacete de pão) nem pensar!, écran (tem que se dizer screen ou monitor), comboio (o famoso trem). Pequenas coisas que podem dificultar e muito a comunicação.

O que realmente tornou rica esta experiência de passar um ano fora de casa, foi a abertura para conhecer pessoas. Foram tantas que me deixaram à vontade desde o primeiro minuto que dificilmente posso ficar anti-social por aqui. Não sei se é devido à vontade de conhecer a cultura e a maneira de viver por cá, mas realmente aqui tenho vontade de falar com as pessoas e tentar entender como pensam. Os brasileiros são hospitaleiros. Já fiz amigos que tenho a leve impressão que não vou perder nunca, nem que regresse a Portugal hoje. Isso é uma sensação bastante agradável. Acho qua a cabeça dos brasileiros pensa de maneira bem diferente da nossa, mesmo sendo descendente ou povo irmão!... Uma vida beeem mais descontraída. O que para um português pode ser um problema grave, para um brasileiro é só uma complicaçãozinha. Isto, claro, traz as suas vantagens e suas desvantagens. A vida é bem mais descontraída, o compromisso por si não é levado tão a sério como por nós europeus em geral. Às vezes é difícil explicar a importância de alguma coisa a um brasileiro. Para eles é difícil compreender porque dizemos "não" de início e porque respondemos sempre “ah, vai-se andando” quando nos perguntam “Como andam as coisas?” Por aqui tudo é animado... nem que a pessoa ganhe um salário que seja uma desgraça e que passe a vida a limpar casas de banho (banheiros por cá, não desprezando a profissão claro), o brasileiro faz isso com o maior dos orgulhos e ainda dança um sambinha durante o trabalho. E quando responde "ah, vai-se andando" é porque morreu gente... da família! Difícil dar razão a alguma das partes. Os brasileiros queixam-se que os portugueses por cá são todos muito rígidos... "travados" em linguagem local. Quem está certo? Vai-se lá saber... Quem passar por cá uns tempos e tem o mínimo espírito de abertura começa a ter algumas dúvidas existenciais. Acho até que estou a virar um pouco brasileira!

Já chega de texto né?
Só uma fotozinha para animar:


 Saudações brasucas,
Mari