Esta foi a travessia do mundo mais rápida que eu podia imaginar. 40 horas de viagem de ida para 48horas de estadia em Shanghai. Infelizmente os planos nem sempre correm como planeamos, e tive que voltar mas nada de grave, apenas alteração de planos.
Bem, mas 48 horas são suficientes para transmitir uma leve ideia do que é Shanghai, e ter um cheirinho do que é a China e modo de vida dos chineses.
Shanghai é uma cidade pseudo-comunista. Quando se chega ao centro não dá para acreditar. É moderna, limpa, cheia de carros e lojas de luxo, arranha-céus, e shoppings a cada 100 metros. O que pode haver de mais capitalista???
Em Shanghai ter um Audi é o básico. Porsche Cayenne e Ferrari? Perdi-lhes a conta! As lojas da Hermes, Louis Vuitton, Cartier e Apple Store são gigantescas, sempre com mais do que um piso. Por isso, para quem é comunista, vive-se beeeem acima dos padrões básicos. Os salários e as rendas são estrondosas. mas só assim compensa para qualquer ser ocidental se mudar.
Por outro lado, o comunismo também se sente. Não se vê quase nenhum ocidental. O pouco tempo que eu fiquei passei no centro da cidade. E acredito que mais para os arredores, menos probabilidades de achar ocidentais. Parece-me, no entanto, que a maioria dos turistas aqui são nacionais. Os poucos estrangeiros são executivos. Neste lugar os acessos à internet são censurados. Simplesmente não estamos habituados a não ter disponível o Google para nos dar as respostas, ou vaguear nas redes sociais para saber um pouco do que se passa no mudo! Não conseguir entrar no Gmail para ver os emails e tentar localizar onde estamos no Google maps é ação impossível por estas bandas. Felizmente consegue contornar-se com alguns aplicativos, mas de qualquer maneira de uma forma "ilegal".
Há internet Wi-Fi em todo o lado, só que o registo implica ter um número de telefone chinês... A poluição é grande... Ainda estou a recuperar o meu nariz entupido!
Apesar da cidade ser extremamente limpa, os chineses têm hábitos bizarros. Cospem no chão sem "escrúpulos" e arrotam como gente grande. Mas... apenas experiência culturais!
Algumas fotos que tirei para enriquecer um bocadinho a experiência da leitura =D
Jardins de YuYuan e os festejos do novo ano chinês - ano do Macaco
Jardins de YuYuan e os festejos do novo ano chinês - ano do Macaco
Aqui completamente perdida...
The Bund
Eu e a PearlTower
Aqui abaixo com o 4º maior edifício do mundo literlmente na mão... (Shanghai World Financial Center)
McDonalds... não faço ideia do que o Ronald está dizendo...
Police station... (poucas câmeras)
E para fechar com chave de ouro, os dois gigantes.
Conseguem ver o maior edifício do mundo junto com o Airbus 380??
Durante a minha curta estadia no aeroporto de Dubai (escala), que by the way é top =)