quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Post#58 - China em 48h


Esta foi a travessia do mundo mais rápida que eu podia imaginar. 40 horas de viagem de ida para 48horas de estadia em Shanghai. Infelizmente os planos nem sempre correm como planeamos, e tive que voltar mas nada de grave, apenas alteração de planos.

Bem, mas 48 horas são suficientes para transmitir uma leve ideia do que é Shanghai, e ter um cheirinho do que é a China e modo de vida dos chineses.  



Shanghai é uma cidade pseudo-comunista. Quando se chega ao centro não dá para acreditar. É moderna, limpa, cheia de carros e lojas de luxo, arranha-céus, e shoppings a cada 100 metros. O que pode haver de mais capitalista???

Em Shanghai ter um Audi é o básico. Porsche Cayenne e Ferrari? Perdi-lhes a conta! As lojas da Hermes, Louis Vuitton, Cartier e Apple Store são gigantescas, sempre com mais do que um piso. Por isso, para quem é comunista, vive-se beeeem acima dos padrões básicos. Os salários e as rendas são estrondosas. mas só assim compensa para qualquer ser ocidental se mudar.




Por outro lado, o comunismo também se sente. Não se vê quase nenhum ocidental. O pouco tempo que eu fiquei passei no centro da cidade. E acredito que mais para os arredores, menos probabilidades de achar ocidentais. Parece-me, no entanto, que a maioria dos turistas aqui são nacionais. Os poucos estrangeiros são executivos. Neste lugar os acessos à internet são censurados. Simplesmente não estamos habituados a não ter disponível o Google para nos dar as respostas, ou vaguear nas redes sociais para saber um pouco do que se passa no mudo! Não conseguir entrar no Gmail para ver os emails e tentar localizar onde estamos no Google maps é ação impossível por estas bandas. Felizmente consegue contornar-se com alguns aplicativos, mas de qualquer maneira de uma forma "ilegal".

Há internet Wi-Fi em todo o lado, só que o registo implica ter um número de telefone chinês... A poluição é grande... Ainda estou a recuperar o meu nariz entupido! 
Apesar da cidade ser extremamente limpa, os chineses têm hábitos bizarros. Cospem no chão sem "escrúpulos" e arrotam como gente grande. Mas... apenas experiência culturais!

Algumas fotos que tirei para enriquecer um bocadinho a experiência da leitura =D

Jardins de YuYuan e os festejos do novo ano chinês - ano do Macaco

Aqui completamente perdida...

 The Bund
 Eu e a PearlTower

Aqui abaixo com o maior edifício do mundo literlmente na mão... (Shanghai World Financial Center)
 

McDonalds... não faço ideia do que o Ronald está dizendo...
 

Police station... (poucas câmeras)


E para fechar com chave de ouro, os dois gigantes.
Conseguem ver o maior edifício do mundo junto com o Airbus 380??
Durante a minha curta estadia no aeroporto de Dubai (escala), que by the way é top =)
 
Novos posts em breve.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Post #57 - O ano novo Chinês - Macaco de fogo


Esta semana entrou o novo ano chinês e também novo ano de vida. Não tem nada a ver com o Carnaval, mas coincidentemente este ano calharam juntos. Como fiquei a trabalhar, e já que aqui pára tudo, resolvi investigar um pouco sobre este tema, porque na mídia internacional não se fala noutra coisa. 

Não sei se sabem a história do Horoscopo Chinês, mas reza mais ou menos assim:

"Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, e a cada um dos animais prometeu uma surpresa. Apenas doze compareceram; a cada um foi atribuído um ano, conforme a hora de chegada: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.
No fim da festa, os animais fizeram o seu juramento solene perante o buda: cada um deles estaria sempre, por um dia e uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze se empenhariam a pratica o bem em silêncio. 
Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo."

Em 8 de Fevereiro iniciou o ano do Macaco de Fogo e vai até 27 de Fevereiro de 2017. É de fogo porque os chineses têm um ciclo no horóscopo que, além dos animais, envolve os 5 elementos (Metal, Água, Terra, Fogo e Madeira). 

Dizem os horóscopos que:
O período regido pelo Macaco de Fogo é de muita sorte, bons fluídos e boas oportunidades a quem planta o bem. O Macaco de Fogo é justo e cumpre o que está traçado na vida das pessoas. Mas só para os puros de coração; o macaco castiga maus sentimentos, como inveja, ambição desenfreada, busca de fama e poder a qualquer custo, avareza... Portanto, nesse ano, cuidado com o que você deseja…

Há ainda novidades para os românticos:
Parece que o Macaco de Fogo traz a reboque o amor verdadeiro. Mas que rebenta com relacionamentos sem fundamento, feitos de ilusões...

A minha viagem para a China estava marcada para o ano passado, mas com vários contratempos resolvi adiar para agora. Que melhor época senão um ano novinho para fazer uma viagem?

Prometo trazer novidades de terras orientais em breve. Espero não morrer de fome entretanto ;)

#happynewmonkeyyear